Pesquisar este blog

domingo, 6 de julho de 2014

Dorothy Counts: a primeira negra a ir em uma escola nos EUA

É difícil imaginar que isso aconteceu a tão pouco tempo, mais especificamente em 04 de setembro de 1957 nos Estados Unidos. Foi nesta data que quarenta estudantes negros tiveram permissão para estudarem em escolas onde apenas brancos frequentavam; Dorothy Counts estava entre os quatro estudantes negros que puderam se matricular no ensino médio da Carolina do Norte.

Aos 15 anos, Dorothy enfrentou uma resistência avassaladora. No seu primeiro dia no colégio ela foi acompanhada do pai mas isso não impediu o enorme assédio por parte da imprensa, foi oprimida pelos colegas que cuspiam e gritavam palavras de ódio enquanto ela passava, além de pedras que eram lançadas e tentativas de derrubá-la. Dorothy foi em frente sem reagir.

Após quatro dias de muita opressão, sendo ignorada pelos professores, ter o armário saqueado, assistindo o lixo do colégio ser derramado em seu prato no refeitório, muitas ameaças e ataques dos colegas, telefonemas anônimos para sua família, o pai de Dorothy a tirou da escola por temer pela segurança da filha. Pode parecer pouco mas os quatro dias m que Dorothy tentou frequentar a Harry Harding High School foi de grande importância para o Movimento dos Direitos Civis e fim da segregação racial nos Estados Unidos.


Compartilhe:
Widget [ FerramentasBlog.com ]

0 comentários:

Postar um comentário